domingo

Desenvolvendo o hábito e o prazer de ler

A última pesquisa feita no final de 2007 para aferir a quantas anda a leitura no país, troxe resultados que merecem ser festejados como o aumento de 1,8 para 4,7 livros por pessoa/ano, como falamos em artigo aqui: índice de leitura do brasileiro aumenta de 1,8 para 4,7 livros por ano que você confere clicando aqui.

Um dos resultados da pesquisa segundo o qual as crianças e adolescentes são o maiores leitores do país é mais um motivo para comemorarmos, pois, aponta para um futuro muito melhor.

O hábito de leitura deve se, preferencialmente, criado ou adquirido na infãncia, com o exemplo e icentivo dos pais, como falamos no Blog: Coluna do Leitor em artigo: O prazer de ler, que você lê clicando aqui.

Mas, se as crianças e adolescentes parecem estar encaminhados, os adultos têm um dasafio (maior) que é desenvolver o hábito da leitura em meio as tarefas ordinárias normais como trabalho e vida familiar.

Apesar de suas implicações práticas, a leitura deve ser, antes de qualquer coisa, um momento de experimentar todo e qualqur gênero de leitura para que possamos identificar aquele que irá nos iniciar nesse mundo mágico.

Logo, o “lance” é ler tudo e não se preucupe em parar ou interromper uma leitura que não tenha nada a ver com você que não lhe desperte aquela expectativa ansiosa pela página seguinte ou pela última.

Isso não significa que sera – como poderia dizer? – tão tranquilo e contagiante ao primeiro contato. É necessário persistência e determinação, pois, só se constrói ou se faz, fazendo, ou seja, é na repetição continuada e sistemática que se cria o “sulco mental”que vai tornar tudo mais fácil.

E o momento? O momento é agora!

Leia artigos relacionados:

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter para acompanhar as nossas atualizações.


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: