segunda-feira

Juventude e velhice, a força mutante do tempo

A exaltação da juventude, como se faz hoje, enaltece uma fase fugaz para cada geração e não precisaria, necessariamente, se fazer em contraposição, negação ou antagonismo com a maturidade e, sobretudo, com a velhice, já que são condições – etapas – inerentes à propria “condição humana”.

Respeitar o idoso, mais do que uma demonstração de apreço, solidariedade e gratidão, é uma forma de contribuir para a formação de uma cultura ou mentalidade mais favorável e humana.

Isso se torna mais importante em um cenário onde a longevidade vem aumentando a cada ano e, seria uma questão de bom senso, pois, em breve, você estará usufruindo desse contexto social, mais favorável, respeitoso e valorizado, que esta em suas mãos começar a construir agora.

O estar no aqui e agora não elimina, automaticamente, a sua inserção no passado e futuro. Basta ser contemporãneo de sua época e idade – física, psicológica e existencial – para que não venha a lamentar perdas, reais ou hipotéticas, ou temer a velocidade transformadora e mutante do tempo.

Em função disso como, em princípio, viveremos todas a fazes do processo, respeitar e (se) cuidar de cada uma delas é uma atitude de sabedoria para construirmos uma vida mais plena e feliz para todos.

E você , acha que é, ou esta, contemporãneo de sua época?

Faça um comentário e dê a sua opinião.


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: