Comentário de uma “leitora”, em enquete da Associação de Leitura do Brasil (ALB) sobre o livro nas escolas com a seguinte pergunta: Qual a esfera do ensino de leitura que você julga mais deficiente nas escolas? Você confere clicando aqui.
Tomei a “liberdade” de reproduzir o comentário aqui, pois ele pode ser útil a professores de Língua Portuguesa e, acho que não estou incorrendo em algo errado ou pouco ético, já que o comentário no site é “aberto”, e estou contribuindo para divulgar a sugestão da autora.
“Jandy Alves Licarião - Não sou contra o computador, mas é necessário racionalizar o seu uso para os adolescentes em geral e particularmente aos estudantes de todos os níveis; digo isto porque quando estudei no SENAI em Taubaté, tive um professor de português - Professor PORTO - que adotou uma metodologia muito boa para fazer com que os alunos adquirissem o gosto pela leitura e assim se beneficiassem de todas as coisas boas, era ela a seguinte: - todas as sextas - feiras a aula de português era na biblioteca do SENAI , cada aluno escolhia um livro ( qualquer título) e o lia até o final ( em uma ou mais aulas era obrigatória a leitura até o final), emitindo um parecer sobre o conteúdo. Fazia uma relação de palavras desconhecidas, pesquisava sobre elas, discutia no grupo cada estória e o professor comentava cada livro. Esta é um sugestão, mas é preciso levar a sério.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário