sexta-feira

Leitura. Índice do brasileiro aumenta de 1,8 para 4,7 livros por ano

Já escrevemos aqui, e em outros Blogs, sobre o livro e a grande importância que ele tem na formação de qualquer pessoa, isso sem falar no grande prazer que ele nos proporciona.

Em um dos últimos artigos, falamos sobre um projeto do governo federal, o Plano Nacional de Leitura e do Livro (PNLL), que você pode conferir clicando aqui.
(

Nele avaliamos a situação do livro e dos leitores do país, a partir da última pesquisa feita sobe o índice nacional de leitura.

Agora, uma nova pesquisa divulgada, na última terça-feira, feita pelo Ibope, a pedido do Instituto Pro Livro, aferiu uma média nacional de 4,7 livros por pessoa, o que pode ser considerado um sucesso, já que na última, feita em 2001, conforme comentamos no artigo citado acima, esta média era de 1,8 livros, logo, é para comemorar.

Embora muitos reclamem, do baixo nível de leitura com aproximadamente 70 milhões de pessoas que não lêem (45%), esse número elevado não se deve ao preço do livro, considerado alto, pois não esta diretamente vinculado ao poder aquisitivo, e sim a fatores tais como, a falta de hábito, o analfabetismo funcional e até a falta de bibliotecas por todo o país.

Nesse sentido, em seu programa de radio “Café com o Presidente”, o Presidente Lula fala, entre outras coisas ligadas a educação, que pretende, até o final de seu governo em 2010, criar, pelo menos, uma biblioteca para cada um dos mais de 5 mil municípios brasileiros, e ai a “bola” fica com os professores.

Leia artigos relacionados:

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter para acompanhar as nossas atualizações.


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: