Em um dos últimos artigos, falamos sobre um projeto do governo federal, o Plano Nacional de Leitura e do Livro (PNLL), que você pode conferir clicando aqui. (
Nele avaliamos a situação do livro e dos leitores do país, a partir da última pesquisa feita sobe o índice nacional de leitura.
Agora, uma nova pesquisa divulgada, na última terça-feira, feita pelo Ibope, a pedido do Instituto Pro Livro, aferiu uma média nacional de 4,7 livros por pessoa, o que pode ser considerado um sucesso, já que na última, feita em 2001, conforme comentamos no artigo citado acima, esta média era de 1,8 livros, logo, é para comemorar.
Embora muitos reclamem, do baixo nível de leitura com aproximadamente 70 milhões de pessoas que não lêem (45%), esse número elevado não se deve ao preço do livro, considerado alto, pois não esta diretamente vinculado ao poder aquisitivo, e sim a fatores tais como, a falta de hábito, o analfabetismo funcional e até a falta de bibliotecas por todo o país.
Nesse sentido, em seu programa de radio “Café com o Presidente”, o Presidente Lula fala, entre outras coisas ligadas a educação, que pretende, até o final de seu governo em 2010, criar, pelo menos, uma biblioteca para cada um dos mais de 5 mil municípios brasileiros, e ai a “bola” fica com os professores.
Leia artigos relacionados:
Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter para acompanhar as nossas atualizações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário