terça-feira

Artur Moreira Lima e a democratização do acessoa cultura

Foto: Wanderley Lima
A música erudita, mais conhecida como musica clássica, é um gênero pouco difundido no Brasil e, frequentemente, considerado elitista.

Em um universo extremamente variado de gêneros musicais, ela é confinada às salas de concertos, para um publico com “ouvidos refinados”. Pelo menos é o que parece.

O pianista de renome internacional, Artur Moreira Lima, percorre o pais com uma caravana, levando a musica clássicaaonde o povo esta”, e já percorreu mais de 250 pequenas cidades, com sucesso total de público.

O seu idealismo e dedicação vem comprovando o caráter universal da linguagem musical, derrubando preconceitos e/ou esteriótipos arraigados e, demonstrando que critérios outros são os responsáveis reais pelo acesso a cultura, como um todo, pela população.

Alguns elementos ajudam a explicar essa situação como o fato de, somente no governo atual, Lula (PT), a Lei Rouanet de incentivo e financiamento às atividades culturais – através de renúncia fiscal – começou a beneficiar as demais regiões do país na administração do Ministro da Cultura Gilberto Gil

Isso ocorreu, e ocorre, sob os veementes protestos do secretário de cultura do governo Serra (PSDB), que declarou que o Estado de São Paulo teria mais direito do que qualquer outro.

A democratização do acesso à cultura nunca freqüentou nem os palanques do governo anterior FHC (PSDB), pois, apesar da Lei Rouanet, criada em seu governo, somente agora teve os seus benefícios franqueados a todo o povo brasileiro que sempre pagou a conta.

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: