domingo

Visitar museus pode ser um grande programa


Museu da Inconfidência - OuroPreto-MG
Os museus vão desde as pequenas salas com acervo reduzido e local de pequenas cidades, aos grandes museus nacionais e passando pelas coleções particulares franqueadas ao público. Os seus temas são, praticamente, ilimitados e exitem para todos os gostos. No Brasil existem mais de 3 mil museus de todos os tipos e gêneros. Quantos você já conhece?

Confira a lista clicando no link: Museus no Brasil

É como já falamos aqui em outros artigos sobre o mesmo tema, salientando a sua importância para a formação do conhecimento, o conhecimento da história da humanidade, resgate da história do país e da nossa própria história pessoal e familiar, além do grande prazer que tudo isso proporciona.

O último Programa Nacional de Amostra por DomicilioPNAD – de 2007, do IBGE, concluiu entre outras coisas que 92% da população nunca foi ao cinema, exposições e, logo, museus.

Os fatores são variados, mas, no caso dos museus é uma questão de divulgação e, sobretudo, de atribuição de valor e significado a um aspecto tão importante da cultura e da memoria de um povo. Aspecto este fundamental a compreensão do passado, construção do presente e elaboração do futuro.

A grande maioria dos museus tem preços de entrada simbólicos, e em um dia especifico da semana a sua entrada e gratuita. É só conferir.

As escolas poderiam incluir no calendário escolar, ou mesmo o professor no seu plano de aulas, a visita periódica aos museus onde daria uma aula diferenciada, criativa e prazerosa. Seria uma forma de se construir uma cultura de gosto pelo conhecimento, pelos museus e exposições culturais na população como um todo.

E você, gosta de museus? Quais deles você conhece? Comente sobre alguma experiência agradável, ou não, a uma visita a um museu.

Leia artigos relacionados:

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: