sexta-feira

Museus, Quantos Você Conhece?

Em um post anterior, falamos sobre os museus, que são uma oportunidade de entretenimento e de cultura – já que tem museu para todo gosto – e que infelizmente, é pouco usada.
É um velho cacoete nacional de associar a palavra museu, com coisa velha, que não presta mais. Tanto é que já a vi sendo usada para ofender alguém, querendo chama-la de retrógrada e atrasada.
O economista Celso Furtado, quando foi Ministro da Cultura, começou um projeto de revitalização e modernização dos museus, visando divulga-los mais e melhor, para que as pessoas descobrissem essas maravilhas todas.
Entre as medidas previstas, uma era justamente retirar a palavra museu e substitui-la por outra mais suave. Mas o projeto acabou não tendo continuidade depois de sua saída do ministério.
A França, que é um dos maiores destinos turísticos do mundo – senão o maior – tem uma infinidade de museus, que são disputados pelos turistas.
O novo governo colocou em prática de tornar gratuita a entrada para estimular mais ainda a freqüência, não só por turistas, mas principalmente pelos próprios franceses.
Existem outros países na União Européia onde os museus têm entrada gratuita há muitos anos.
Esperamos que algo semelhante seja adotado por aqui também.
Enquanto não rola, resta descobri em qual dia a entrada é gratuita e aproveitar. Ou mesmo pagando a entrada que é simbólica, pois o programa vale o preço.
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: