domingo

Declaração universal da diversidade cultural


A declaração universal da Unesco sobre diversidade cultural fez aniversário agora, 10 anos, da cerimônia de adoção, em 2 de novembro de 2001, quando elegeu a diversidade cultural como “patrimônio comum da humanidade”.

O objetivo é considerá-la um aspecto vital para o gênero humano como a biodiversidade o é como princípio de preservação da vida, fazendo de sua defesa um imperativo ético, inseparável do respeito à dignidade da pessoa humana.

É – como poderia dizer? – uma reação à massificação cultural do modelo ocidental, notadamente o “american way of life” com a imposição de valor e cultura, na esteira do neoliberalismo e da globalização.

No Brasil, onde o que se denomina “cultura popular” vinha, como de resto em todo o mundo, sofrendo em função de massificação desses valores promovida pela TV, sobretudo, vem sendo resgatada e cultivada pelo programa Ponto de Cultura, do Ministério da Cultura, criado no governo Lula, já espalhado por todo o país. 

Os Pontos de Cultura são espaços permanentes de experimentação, encanto, transformação e magia.”Luiz Inácio Lula da Silva, Presidente da República.

O Ponto de Cultura é “uma espécie de ‘do-in’ antropológico, massageando pontos vitais, mas momentaneamente desprezados ou adormecidos, do corpo cultural do País”Gilberto Gil, Ex-ministro da Cultura
Se quiser saber mais, no link: Ponto de Cultura

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga noTwitter para acompanhar as nossas atualizações

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: