segunda-feira

Novas Universidades Federais no Norte e Nordeste do país

Apesar dos imensos desafios da educação no país, muito tem sido feito, sobretudo no governo Lula e que continuam no governo atual. Para se ter uma ideia, em seu governo houve a duplicação das vagas nas Universidades Federais, congeladas há décadas, enquanto aos 140 institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia existentes até então, se somaram os 214 inaugurados no governo Lula e 81 outros iniciadas em seu governo que serão inauguradas agora, ou seja, são 295 que depois de somadas aos que serão construídas neste governo, este número será de 600 unidades.
O país vai ganhar mais quatro universidades federais, além de 120 campi dos institutos federais previstos no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O anúncio será feito pela presidenta Dilma Rousseff, na próxima terça-feira, durante o evento de lançamento da terceira fase do programa de expansão da Rede Federal de Educação Superior, disse o ministro da Educação, Fernando Haddad.

A Bahia vai receber duas novas universidades federais, o Ceará uma e o Pará outra. Haddad não deu mais detalhes sobre a terceira fase do programa de expansão, mas informou que esta terceira fase tem um recorte específico e é de porte menor em relação às duas etapas anteriores, que dobraram as vagas nas instituições federais.

O ministro também preferiu deixar para a presidenta o anúncio dos Estados que receberão as escolas técnicas que, na verdade, são novos campi de institutos federais existentes.

Dentro do Pronatec, Dilma Rousseff ainda vai inaugurar 81 escolas que começaram a ser construídas no governo Luiz Inácio Lula da Silva. Somadas às 214 inauguradas por Lula e às 140 que funcionavam antes de 2002, a previsão é que a rede seja ampliada para 600 unidades escolares administradas pelos 38 institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: