sexta-feira

SUS recebe avaliação positiva em pesquisa do Ipea


Pesquisa divulgada pelo IpeaInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada – aferiu a opinião dos brasileiros sobre os serviços prezados pelo SUS (Sistema Único de Saúde), mostra que 29% os consideram bons ou muito bons, 42,6% como regulares e 28% como ruim ou muito ruim. Se somarmos o bom ou muito bom como o regular, teremos 71% de aceitação popular.

Um dado interessante divulgado pela pesquisa mostra que dentre as pessoas que já utilizaram ou acompanharam alguém que o fez, a avaliação como bom ou mutio bom é de 30,4%, enquanto a opinião daqueles que não teem qualquer experiência com o SUS, esta avaliação positiva – e preconceituosa? – é de, apenas, 19,2%.

Outro item avaliado como bom, com 80,7%, foi o dos entrevistados que tiveram atendimento em domicílio pela Equipe da Saúde da Família. A distribuição gratuita de medicamentos com 69,6% e o atendimento por médicos especialistas do SUS, com 60,6% de avaliação positiva, foram outros pontos avaliados.

A mesma pesquisa tambem mostra a avaliação dos que teem ou tiveram planos de saúde, que não é tão boa assim como seria de esperar, principalmente em função dos altos preços e pela falta de cobertura para algumas doenças.

Como “sugestão” da pesquisa, ficou a necessidade de se aumentar o número de médicos para que diminua o tempo de espera por consultas, sobretudo.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter para acompanhar as nossas atualizações

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: