terça-feira

Somente 5% dos alunos até a 4a série são, efetivamente, alfabetizados e o seu voto tem tudo a ver com isso

As eleições municipais são tão ou mais importantes que as demais, inclusive, para as outras instãncias de poder público, pois, é no muncípio que se efetivam as políticas publicas que interferem ou afetam, diretamente, na vida do cidadão.

Além de sua importancia, elas são, em princípio, as mais propicias a um controle efetivo e direto da população, não só na escolha dos seus representantes, mas, sobretudo, na vigilância e cobrança do trabalho, da defesa dos seus direitos e das responsabilidades do prefeito e vereadores.

A educação, por exemplo, que até a 4a série é uma atribuição dos municípios, vem deixando muito a desejar, para dizer o mínimo, pois, sabe-se que somente 5% dos alunos são, efetivemente, alfabetizados.

Estes dados atestam o descaso e irresponsabilidade dos prefeitos e omissão dos pais e da população como um todo, em cobrar atitudes e responsabilidades no cumprimento de suas atribuições legais, pois, eles, os prefeitos, não estariam fazendo nada mais que as obrigações para as quais foram eleitos.

Portanto, é muito importante ficar ligado na “história”dos candidatos, sobretudo, no caso de reeleição, para não “queimar” o seu voto e os quatro anos na vida de sua cidade e dos seus direitos.

Resista aos velhos hábitos antidemocráticos de “negociar”, de alguma maneira, o seu voto, pois, seja qual for a vantagem que julga levar no curto prazo, estará comprometendo o seu futuro, do seu município e do seu país, por muito mais tempo.

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: