quarta-feira

Portadores de HIV estrangeiros fazem tratamento gratuito no Brasil

O tratamento da AIDS no Brasil com a distribuição gratuita dos medicamentos tem sido tão eficiente, que em função disso, pesquisas recentes atestam o recrudescimento da doença entre jovens homossexuais, por acreditarem e confiarem tanto no tratamento, já que, praticamente, elimina a possibilidade de morte e garante uma qualidade de vida razoável.

Em função desse sucesso e eficiência, aproximadamente 1, 209 estrangeiros procuram o Brasil para tratamento de AIDS - a um custo para SUS, de 4, 075 reais ou 2, 500 dólares por pessoa - que, aqui, é gratuito e eficiente, o que não existe em seus países de origem.

São doentes de muitos países como: Portugal, Argentina, Paraguai, além dos EUA, Colômbia e China.

O detalhe surpreendente é que estes três últimos países, não permitem a entrada de soropositivos ou portadores de HIV, em seus próprios países, de qualquer procedência, mesmo que como turistas e por tempo determinado.

Além disso, o Brasil trata 3.500 bolivianos na Bolívia e 1100 paraguaios no Paraguai, ao doar o coquetel antiviral a estes países.

E tem gente que, ainda, mantém o “cacoete” de esculhambar o Sistema Único de Saúde - SUS – que garante este benefício único e que é motivo de admiração no mundo, e ainda cuida de doentes estrangeiros.


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: