terça-feira

Os benefícios do efeito estufa


Clique na imagem para ampliar
O efeito estufa virou vilão nos últimos tempos, em função do superaquecimento do planeta causado pelo uso exaustivo de combustíveis fósseis, principalmente o petróleo e o carvão mineral, hoje, os principais responsáveis pela degradação do meio ambiente.  

 O efeito estufa sempre existiu como resultado da metabolização da matéria orgânica, e é um dos fatores - antes natural - entre outros, que vêm garantindo as condições adequadas ao meio ambiente e à vida no planeta. 

 Logo, a natureza, independente da ação humana, produz uma cota razoável de CO² e metano, que na atmosfera impede o retorno de parte do calor do sol para o espaço, e garante que tenhamos uma temperatura amena à noite. Do contrário, teríamos noites com temperaturas de 30°C abaixo das atuais, ou seja, médias sempre abaixo de zero, o que tornaria a vida, no mínimo, mais difícil. 

Portanto, o efeito estufa, como tudo na vida, tem dois lados. O que precisamos fazer é nos informar e nos conscientizar para, não só não contribuir com o seu aumento descontrolado e os seus efeitos no meio ambiente, bem como, aliado a isso é necessário, também, buscar formas de reduzi-lo, haja vista que as atividades humanas aumentaram a sua concentração a níveis, paradoxalmente, insustentáveis para a continuação da vida no planeta. Pelo menos como a conhecemos.

E você, o que acha que podemos fazer para contribuir? Faça um comentário e dê a sua opinião!

Leia artigos relacionados, ou dicas de como fazer a sua parte:
Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter para acompanhar as nossas atualizações.

Share/Save/Bookmark

5 comentários:

Unknown disse...

uhuu first!

Unknown disse...

fiiiiiiiiiiiiiiirst

Mêlanie Albuquerque disse...

Se as pessoas se derem conta que nas mínimas coisas feitas diariamente, tem grande contribuição para controlar esse efeito, já é um ótimo começo. Separar o lixo por exemplo, uma coisa simples que não exige grandes esforços.




www.seuwebsitenainternet.com.br

TOP BLOG ws disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Paulo Athayde disse...

É verdade Mêlanie!

Nós temos que perceber que não dá para ficar só esperando pelos governos e empresas para a preservação do meio ambiente e da vida. É só ficarmos ligados. Nós podemos fazer, e muito, através de nossas ações mais simples no cotidiano. Separar o lixo como diz, não custa nada e pode trazer um grande benefício, principalmente, para o desenvolvimento de nossa consciência ambiental.