terça-feira

Os benefícios do efeito estufa


Clique na imagem para ampliar
O efeito estufa virou vilão nos últimos tempos, em função do superaquecimento do planeta causado pelo uso exaustivo de combustíveis fósseis, principalmente o petróleo e o carvão mineral, hoje, os principais responsáveis pela degradação do meio ambiente.  

 O efeito estufa sempre existiu como resultado da metabolização da matéria orgânica, e é um dos fatores - antes natural - entre outros, que vêm garantindo as condições adequadas ao meio ambiente e à vida no planeta. 

 Logo, a natureza, independente da ação humana, produz uma cota razoável de CO² e metano, que na atmosfera impede o retorno de parte do calor do sol para o espaço, e garante que tenhamos uma temperatura amena à noite. Do contrário, teríamos noites com temperaturas de 30°C abaixo das atuais, ou seja, médias sempre abaixo de zero, o que tornaria a vida, no mínimo, mais difícil. 

Portanto, o efeito estufa, como tudo na vida, tem dois lados. O que precisamos fazer é nos informar e nos conscientizar para, não só não contribuir com o seu aumento descontrolado e os seus efeitos no meio ambiente, bem como, aliado a isso é necessário, também, buscar formas de reduzi-lo, haja vista que as atividades humanas aumentaram a sua concentração a níveis, paradoxalmente, insustentáveis para a continuação da vida no planeta. Pelo menos como a conhecemos.

E você, o que acha que podemos fazer para contribuir? Faça um comentário e dê a sua opinião!

Leia artigos relacionados, ou dicas de como fazer a sua parte:
Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter para acompanhar as nossas atualizações.

Share/Save/Bookmark

5 comentários:

Leticia Sales disse...

uhuu first!

Leticia Sales disse...

fiiiiiiiiiiiiiiirst

Mêlanie Albuquerque disse...

Se as pessoas se derem conta que nas mínimas coisas feitas diariamente, tem grande contribuição para controlar esse efeito, já é um ótimo começo. Separar o lixo por exemplo, uma coisa simples que não exige grandes esforços.




www.seuwebsitenainternet.com.br

TOP BLOG ws disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Paulo Athayde disse...

É verdade Mêlanie!

Nós temos que perceber que não dá para ficar só esperando pelos governos e empresas para a preservação do meio ambiente e da vida. É só ficarmos ligados. Nós podemos fazer, e muito, através de nossas ações mais simples no cotidiano. Separar o lixo como diz, não custa nada e pode trazer um grande benefício, principalmente, para o desenvolvimento de nossa consciência ambiental.