terça-feira

Quer ajudar a melhorar os museus no Brasil?

Museu da Misericórdia, em Salvador, BA

Os museus brasileiros que por muito tempo andaram às moscas, ou à poeira, vem recebendo atenção do governo federal nos últimos anos, via Ibram/Minc, Instituto Brasileiro de Museus e Ministério da Cultura, quando a frequência de publico entre 2003 a 2009, saltou de 15 para 82 milhões, isso graças aos diversos projetos de estímulo e divulgação.

Embora apenas 21% das cidades no país tenham museus – 1.172 de um total de 5.564 – conforme levantamento do Ministério da Cultura, este número é significativo, pois são 3.025 museus, um número maior do que o de cinemas ou de teatros, por exemplo.

Temos uma instituição, o Centro Cultural do Banco do Brasil, no Rio, que está entre os 12 museus mais visitados do mundo, e a ideia é aumentar esta cultura de visitação para os demais, já que os museus no país teem um acervo que é um verdadeiro tesouro à espera da população.

Neste sentido, está sendo feito um Plano Nacional Setorial de Museus que irá estabelecer diretrizes da política para o setor para os próximos 10 anos. E a boa noticia é que você pode participar sugerindo ideias que possam contribuir para tornar os museus mais acessíveis e interessantes.

A consulta publica estará disponível neste site: Plano Nacional Setorial de Museus , onde você pode pegar mais informações e fazer as suas propostas, até o dia 13 de novembro próximo.
 
Se você gosta de museus ou se acha que eles precisam mudar alguma coisa para ficarem mais atraentes e interessantes, mãos à obra, a hora é agora.

Fonte: Agência Brasil

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: