domingo

Governo faz acordo com industrias para a redução de sal nos alimentos

Está comprovado que dois dos maiores problemas de saúde pública, aqui ou em qualquer país, está diretamente associado aos excessos de sal e açúcar nos alimentos industrializados, que vem tendo um consumo crescente em todo o mundo. Neste sentido a decisão do Ministério da Saúde de fazer um acordo com as industrias do gênero de reduzir – no caso o sal – nos alimentos, é um grande passo no sentido de contribuir para o controle da hipertensão, associada a um séria de disfunções cardiovasculares sérias.

Na data em que se comemora o Dia Mundial da Saúde (7/4), o governo federal, por meio do Ministério da Saúde, e associações que representam os produtores de alimentos processados assinaram acordo que estabelece um plano de redução gradual na quantidade de sódio presente em 16 categorias de alimentos. Com isso, espera-se reforçar ações para a promoção de hábitos de vida saudáveis.

O objetivo é reduzir o consumo excessivo de sal (cerca de 40% do sal é composto de sódio), que está associado a uma série de doenças crônicas, como hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, problemas renais e cânceres. Os primeiros alimentos a sofrerem a redução do sódio serão as massas instantâneas, pães e bisnaguinhas.
Este acordo com a indústria alimentícia representa um passo fundamental para que seja atingida a recomendação de consumo máximo da Organização Mundial de Saúde, que é de menos de 5 gramas de sal diários por pessoa, até 2020”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Continue lendo....
 Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter para acompanhar as nossas atualizações

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: