sábado

Petrobras, 2º maior petroleira e a 4ª maior empresa do mundo

Lula, no lançamento das ações na Bovesp
Com o lançamento de ações na bolsa para capitalização que financie a exploração no pré-sal, nesta 5ª feira, a Petrobras consegue a maior arrecadação do gênero da história, de 120 bilhões de reais ou 70 bilhões de dólares, se transformando na 4ª maior empresa do mundo – depois da Exxon Mobil (EUA), da PetroChina (China) e da Apple (EUA) – em valor de mercado, e a 2ª maior petroleira, depois da Exxon Mobil.

Em função da mesma negociação, o governo brasileiro aumentou a participação na Petrobras, de 40% para 48%, aumentado a presença do Estado brasileiro na empresa, que até então se limitava aos 40%, depois da privatização promovida pelo governo anterior, de FHC, do PSDB, resgatando o seu caráter nacional, e estatal, de fato.

Tambem, em consequência do volume das negociações na Bovespa neste dia, a BMF&Bovespa, se tornou a 2ª maior bolsa do mundo, em valor de mercado, passando a maior dos EUA, de Chicago, e vindo depois, apenas, da bolsa de Hong Kong, na China. Com isso, o seu valor é, hoje, 25% maior que o valor somado da Bolsa de Nova York, Londres e Nasdaq.

É uma prova inequívoca da força da Petrobras e do pré-sal, dos acertos do governo federal e da vitalidade da economia brasileira.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter para acompanhar as nossas atualizações.

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: