sábado

Festas juninas, boas comidas, prazer e tradição


Cultivar ou preservar as tradições é importante, pois, existem evidências que as vinculam a manutenção do nosso equilíbrio emocional. Tradições são raízes. E parte dos problemas psicológicos e/ou existenciais adveem do desenraizamento que a “vida moderna”, corrida e impessoal tem nos levado a viver.

Portanto, cultivar costumes e tradições familiares e culturais funciona como uma espécie de antídoto para muitos males contemporâneos que fazem crescer o consumo de medicamentos psicotrópicos, de álcool e de drogas de todo tipo.

As festas juninas ou festa de São João fazem parte do nosso imaginário e cultivá-las é fundamental para a preservação de nossa cultura nacional e pessoal. Nesse sentido, iniciar as crianças é importante, pois, a descaracterização cultural e de costumes feitos pela publicidade e pelos meios de comunicação trabalham em sentido contrario.

Se o São João oficial foi dia 24, hoje, dia 27, estamos em pleno mês das festas juninas ou o calendário estendido que já se incorporou a festa, mesmo porque o São Pedro, que encerra as festividades ainda é dia 29.

Portanto, se não for possível ir a uma festa no bairro ou na cidade, faça algumas comidas típicas da festa como: um mingau de milho verde ou curau; um mugunzá ou canjica de milho; pé-de-moleque; milho cozido; amendoim cozido e, para os adultos, o delicioso quentão e/ou licores a escolher.

Vá, ainda dá tempo. Se você – pai e mãe – curtiu tudo isso em outros momentos de sua vida, não deve privar os seus filhos desse prazer.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter para acompanhar as nossas atualizações

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: