sexta-feira

Redes sociais, benefícios sem riscos


Não há como negar a importância das redes sociais, hoje, na vida de cada vez mais pessoas. Também não é possível negar os malefícios reais gerados pelos excessos e falta de bom senso de muitos usuários. O desnudamento inconseqüente da privacidade com a exposição da própria intimidade, pode trazer, e traz, riscos reais a segurança e ao equilíbrio emocional.

O anonimato não existe. É uma ilusão sob a qual muitos acham que se ocultam para serem e fazerem tudo aquilo que não teriam coragem e nem condições de fazer na vida real.  As suas informações "caem" na rede em caráter definitivo e pode prejudicá-la tanto pessoal como profissionalmente. Já está se tornando uma prática comum, empresas utilizarem perfis em redes sociais como fonte de informação sobre candidatos a empregos.

Alem disso, as redes sociais possuem mecanismos que resgistram  tudo o que  "diz" em seu perfil e os utiliza para "faturar", inclusive diponiblizando suas informações para outros sites e/ou empresas formarem bancos de dados, para serem utilizados em suas campanhas de marketing na rede ou fora dela, sem o seu conhecimento ou consentimento, o que tem, inclusive,  gerado ações judiciais em muitos paises por governos e orgãos de defesa do  usuário.

Em princípio, é um recurso muito bom para otimizar os contatos, os realcionamenteos afetivos, sociais e profissionais desde que não se substitua o “face to face” que é imprescindível a todo e qualquer relacionamento.

As eventuais dificuldades em estabelecer um contato ou relacionamento convencional não são justificativas para desistir e mergulhar de vez no mundo virtual. Também não há porque não usar as redes sociais, a não ser que seja para suprir algo que só tem um significado na vida real.

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: