quinta-feira

Por que só processamos 2 mil das 4 bilhões de informações que nos chegam a cada segundo?


Nosso cérebro recebe 4 bilhões de informações por segundo, sob a forma de imagens, sensações, impressões, sons, etc. Desse total, apenas 2 mil são percebidas e não de todo conscientes.


A atribuição de significado a essas informações é o que determina a realidade ou a “nossa percepção” do real. Logo, o resultado dessa leitura é que nos dá a dimensão do real, e o que nos permite determinar como agimos, reagimos ou interagimos com o universo como um todo: coisas, pessoas e as situações mais diversas no nosso cotidiano.

É o que explica o fato de sermos, em grande medida, dirigidos e/ou determos tão pouco controle sobre nós mesmos, sobre o que e como fazemos, potencializando o poder do inconsciente, do “destino” ou do imponderável.


O desenvolvimento do aquietamento interno, do silêncio, na oração silenciosa ou na meditação, aguça a “visão”, amplia a percepção e o olhar. Otimizar ou melhorar a atenção, permitindo-nos fazer uma melhor leitura ou decodificação desse “mar de informações”, é assim que poderemos deter um “controle” maior sobre os nossos corações e mentes, logo, sobre a nossa vida.


E ai, o que acha? Faça um comentário e dê a sua opinião.


Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter para acompanhar as nossas atualizações

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: