quinta-feira

Decreto do Governo Federal amplia os direitos do consumidor em atendimentos por “Call Center”

Na próxima quita-feira (31/07/08) o presidente Lula assinará um decreto que regulamenta os serviços de atendimento ao consumidor via telefone, os “Call Center.

A medida visa otimizar o atendimento que todas as pessoas que já usaram, conhecem muito bem o transtorno que é.
Primeiro o “Menu” inicial que nos condena a falar com uma máquina freqüentemente burra e/ou surda.

Segundo acabar com o “jogo de empurra” dos vários atendentes, quando se consegue o “milagre” de acesa-los, que acaba com a paciência de qualquer um.

As medidas começam com os seguintes pontos:

  • o horário de atendimento de 24 horas, em todos os dias da semana;
  • o cancelamento do serviço tem que ser imediato após o pedido do cliente;
  • a opção de falar com atendente, no menu inicial;
  • a informação solicitada pelo cliente, tem que ser dada na hora;
  • as reclamações terão que se resolvidas em até 5 dias;
  • o atendimento é gratuito e o número terá que ser divulgado pelas empresas ( fim do famigerado 0400);
  • a explicação do problema/solicitação só terá que ser feita uma única vez, sem ter que repetir a cada novo atendente;
  • o consumidor poderá receber em casa – desde que solicite – um recibo do atendimento, por email ou SMS.

Os setores que estão sujeito as novas medidas são : telecomunicações, financeiro, aviação civil, planos de saúde, trasportes terrestres, fornecimento de energia e água.

As empresas terão um prazo de até 120 dias para se adequarem as novas regras e, serão multadas em até R$ 3 milhões se descumprirem as medidas e forem denunciadas ao Procons.

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