Colecionar algo
é um “hobby”, ou hábito como querem alguns, muito
difundido, tendo inclusive – as coleções – dado origem a
inúmeros, senão todos os museus que existem.
Na realidade, um museu – o acervo – nada mais é do que uma coleção, tanto de instituições públicas ou privadas, como de particulares que, em dado momento passam a ser abertas ao público.
Os museus seriam impensáveis se não fosse o gosto das pessoas em, a partir de um determinado momento e ou motivo, começarem a juntar objetos com temas variados ou específicos.
As coleções vão desde quadros e obras de arte diversas de grandes pintores da humanidade, até a mais romântica coleção de papéis de carta ou uma prosaica coleção de latas de cerveja.
Apesar das tentativas de psicólogos e outros “psis” da área, de enxergarem algum traço neurótico no hábito, colecionar – ou colecionismo – é um “hobby” saudável que também contribui para a formação do caráter e da personalidade das pessoas, além de ser um trabalho inestimável de preservação das memórias do país, do homem e das sociedades.
Isso, além de ser uma tremenda curtição e grande prazer pessoal para quem faz. Eu mesmo tenho várias.
Existe o Koleções, uma rede de colecionadores, da qual eu tambem participo, onde pode se cadastrar e trocar informações e experiências. E, boa sorte com a sua ou suas coleções!
E você, coleciona alguma coisa? O que? Faça um comentário e fale de sua experiência!
Nenhum comentário:
Postar um comentário