terça-feira

Governo Federal cria portal de software público

A utilização do “código aberto” ou “Open Source”, é crescente no mundo, principalmente por governos, que com isso detém um controle efetivo sobre todas as fases do processo de criação e uso dos softwares, saindo assim da dependência tecnológica o que colocava o país nas mãos de empresas privadas e estrangeiras com comprometimento de sua defesa e soberania.

O governo brasileiro, também, fez a opção de substituir o “código proprietário” o que vem sendo feita gradualmente, tanto no serviço público como nas empresas estatais e/ou públicas.

O Portal do Software Público foi criado para facilitar e agilizar esse processo, como você pode conferir nesses trechos de suas justificativas. Se quiser conferir clique no endereço: Software Público Brasileiro.

“O conceito do Software Público Brasileiro - SPB é utilizado como um dos alicerces para definir a política de uso e desenvolvimento de software pelo setor público no Brasil. Tal política compreende a relação entre os entes públicos, em todas as unidades da federação e demais esferas de poder, e destes com as empresas e a sociedade.”

(...)

“A iniciativa do Portal do Software Público Brasileiro facilita a implantação de novas ferramentas nos diversos setores administrativos dos estados, promove a integração entre as unidades federativas e oferece um conjunto de serviços públicos para sociedade com base no bem software.”


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: