quinta-feira

Meio ambiente. Dia mundial é um momento de reflexão


Hoje, Dia Mundial do Meio Ambiente, queria nessa postagem, sugerir uma reflexão sobre o que poderíamos, individualmente, fazer para ajudar e/ou minimizar os efeitos danosos das nossas ações como um todo, que vêm comprometendo as condições de vida no Planeta para todos os seres, e comprometendo as nossas condições de sobrevivência no médio longo prazo.

Digo no médio longo prazo, como força de expressão, pois, muitos dos efeitos  atribuidos às mudanças climáticas, já se fazem presentes, comprometendo, senão destruindo a vida de milhares de pessoas em muitos lugares do planeta. Não obstante as controvérsias que atribuem estes fenômenos a fatores naturais, ou seja, sem relação com as atividades humanas.

Nós nos acostumamos com uma atitude meio paternalista de sempre esperar de governos e/ ou instâncias, leia-se: empresas e instituições de todo tipo, por ações que visem nos proteger, fazendo aquilo que muitas vezes está nas mãos de cada um de nós, pois, independente das controvérsias, o fato é que nosso trato com o meio ambiente e com o uso dos recursos naturais através do consumo, são decididamente não sustentáveis.

Este artigo ficaria muito grande se fosse enumerar ações e ou atitudes que poderíamos fazer ou tomar nesse sentido. Por isso, resolvi linkar abaixo alguns artigos que podem dar umas idéias, mesmo que incipientes, embora nada substitua a nossa reflexão, criatividade e sobretudo atitude pessoal. 

Leia artigos relacionados:
Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter para acompanhar as nossas atualizações

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: