segunda-feira

Petrobrás, a competência de uma Estatal

A campanha feita na gestão do presidente da república anterior (FHC), quando foram feitas as privatizações no Brasil, em muitos casos, verdadeiras doações, como o caso da Vale do Rio Doce, criou um mito, segundo o qual o Estado seria um mau gestor de suas empresas.

Nada contra as privatizações, em princípio, mas não da forma como foram feitas, lesando o país e os cofres públicos.

A Vale do Rio Doce, que na primeira divulgação de seu faturamento, poucos meses depois da privatização, surpreendeu com valores superiores aos que havia pago pela “compra”.

A quantidade de processos que tramitam na Justiça, visam exatamente resgatar este patrimônio construído com o dinheiro público, desde a década de 50 do século passado, no governo de Getúlio Vargas.

A Petrobras, que já é a 8ª maior empresa do mundo, duas vezes o valor de uma General Motors (GM), por exemplo, continua num processo de crescimento contínuo, e é uma evidência da falácia da campanha orquestrada à época, contra a eficiência do Estado.

É interessante lembrar, que ter empresas estatais, não é uma invenção do Brasil, ou de países em desenvolvimento. A maioria dos Estados europeus têm muitas, inclusive uma indústria automobilística muito conhecida, além de aviões, turbinas etc.

O governo do PSDB, bem que tentou vender toda a Petrobras, mas as reações o fizeram desistir e deixar a tarefa para o próximo presidente do partido, se nós permitirmos que isso aconteça.


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: