domingo

Terapias holísticas no SUS

O Presidente da República assinou a Portaria 971, que faculta o acesso às Terapias Holísticas como: Acupuntura, Reflexologia, Reiki, Qiropraxia, Massotarapia, Florais, Musicotarapia e outras, pelo Sistema Único de Saúde ( SUS ).

É um grande avanço, o que democratiza o acesso a toda a população, de técnicas terapêuticas, de eficácias comprovadas, e recomendadas por entidades internacionais, como a Organização Mundial de Saúde (OMS) , da ONU, e já regulamentada em muitos países mais desenvolvidos.

Aqui no Brasil, até então, essas terapias eram acessíveis apenas a quem podia pagar por elas, e os terapeutas holísticos vinham sendo alvos de perseguições por parte do Conselho Federal de Medicina, em atitudes pouco científicas até, e aparentando ser mais uma luta pela preservação da reserva de mercado da saúde.

É um passo importante para garantir o acesso ao tratamento médico e à saúde a todo cidadão como um direito legítimo e constitucional, e não transformados em mercadoria, como prevê o projeto neo-liberal de alguns partidos, que não tiveram tempo de terminar o trabalho no último governo, quando perderam as eleições, e hoje posam de paladinos da saúde pública.


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: