quinta-feira

Programa federal visa a reduzir erros médicos

Notícias como esta não costumam dar muito ibope, sobretudo em época de eleições quando os interesses partidários de setores da mídia privilegiam aquilo que possa favorecer o caos e as deficiências, enaltecendo as falhas, os problemas e os erros, reais ou não, como forma de obter ganhos eleitorais.
"O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançaram ontem o Programa Nacional de Segurança do Paciente, com o objetivo de reduzir os erros médicos nos serviços de saúde públicos e privados. Em 120 dias, os hospitais serão obrigados a ter um núcleo de segurança do paciente, com funcionários encarregados de aplicar regras sanitárias e protocolos de atendimento para prevenir falhas. Estudo da Fiocruz aponta que a ocorrência desse tipo de incidente no Brasil é de 7,6%. Desses, 66% são evitáveis. 

O Brasil lidera a proporção de falhas médicas evitáveis com outros seis países: Nova Zelândia, Austrália, Espanha, Dinamarca, Canadá e França. O Ministério da Saúde estabeleceu seis protocolos de prevenção de erros médicos. As regras serão submetidas à consulta pública antes de entrar em vigor.

 Os temas são: higienização das mãos, cirurgia segura, prevenção de úlcera por pressão, identificação do paciente, prevenção de quedas e prescrição, uso e administração de medicamentos. Os três primeiros entrarão em consulta pública esta semana. Os outros três, em 30 dias. O programa obriga os hospitais a notificar mensalmente todas as falhas na assistência médica. As comunicações serão feitas à Anvisa."
Como pode ver, os erros médicos não são um "privilégio" do Brasil. Leia matéria completa, aqui.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações



Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: