domingo

Veja como usar o código de defesa do consumidor

Frequentemente nos limitamos a “alugar os ouvidos” dos parentes e amigos quando ao adquirir um produto nos sentimos lesados por ele não corresponder ao que estava previsto ou ao que esperávamos. Em vez disso, existe o Código de Defesa do Consumidor a quem devemos recorrer para fazer valer os nossos direitos. Quase ninguém se lembra disso.
Em 1990, foi instituído o Código de Defesa do Consumidor (CDC), um grande marco na história da defesa do consumidor no Brasil. Trata-se do conjunto de normas que estabelece os direitos do consumidor e os deveres dos fornecedores de produtos e serviços no país. O documento prevê também padrões de conduta, prazos e penalidades em caso de desrespeito à lei.

O CDC assegura outros direitos básicos, como a proteção da vida, da saúde e da segurança contra riscos provocados no fornecimento de produtos e serviços, proteção contra a publicidade enganosa e abusiva e prevenção e reparação de danos patrimoniais e morais.

O código estabelece a participação de diferentes órgãos públicos e entidades privadas que integram o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC). O objetivo é garantir o cumprimento dos direitos do consumidor e o respeito nas relações de consumo.

Fontes:

Saiba mais sobre defesa do consumidor no Portal Brasil.
 
Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: