sábado

USP tem aumento de alunos da rede publica

-->
As universidades públicas no país que até pouco tempo tinham um uso “privado”, ou seja seu acesso era condicionado às condições econômico-financeiras do candidato, logo restrita a setores mais abastados da população, vem tendo o seu acesso democratizado, tanto nas Federais com ampliação de vagas e diversificação de horários, como estaduais como a USP e outras.

O percentual de alunos da rede pública de ensino que ingressaram na Universidade de São Paulo (USP) chegou a 28% neste ano, de acordo os dados do Programa de Inclusão Social da instituição (Inclusp), divulgados hoje (13). O número, que corresponde a 3.038 vagas. Em 2011, o percentual de alunos egressos da rede pública era 25%.

Os cursos com o maior percentual de alunos vindos do ensino público foram: farmácia-bioquímica (45,3%), letras (42,8%), pedagogia (40%), jornalismo (39%) e ciências sociais (34,5%). Todos os cursos, entretanto, tiveram matrículas de alunos oriundos do ensino público.

O Inclusp estabelece um Programa de Avaliação Seriada (Pasusp) além de um sistema de bônus para os estudantes da rede pública.

Entre os alunos de escola pública que entraram na universidade, 31,9% declararam que a mãe tinha ensino médio completo e 25,2% nível universitário completo. Na média da USP, 21,6% das mães têm ensino médio completo e 48% nível universitário completo. (Agência Brasil) 

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: