2008 Entre os rituais de passagem de ano estão às simpatias. Algumas curiosas, divertidas e, sobretudo, bastante usadas, principalmente pelas mulheres.
É que apesar da apologia da racionalidade, as crenças e os costumes costumam fazer pouco dela, e fazem a festa nas festas de Final de Ano.
Além da ingestão da lentilha; da cor da calcinha, de acordo com a intenção; dos 7 caroços de romã; as 7 uvas engolidas inteiras; chupar 7 bagos de romã com as pernas suspensas, banhos de sal grosso; banhos de folhas diversas temos, ainda, outras muito interessantes.
Uma, talvez não tão conhecida, é a de não se comer frango, já que o dito cujo cisca pra trás, logo atrapalharia os propósitos de prosperidade, em contraposição ao de se comer o porco, porque ele fuça pra frente, o que teria tudo a ver com a conquista e o sucesso material.
Tem outra curiosa que é a de dar o primeiro cumprimento do ano a um homem, no caso das mulheres, o que potencializaria, a elas, melhores perspectivas para o novo ano, não sei se exatamente com o público masculino.
Tudo isso, crendices à parte, e que parece comum a todos é o propósito renovado, a cada ano, de construir uma vida mais rica, em todos os sentidos, do dinheiro a saúde, passando pelos relacionamentos.
É bom lembrar que, não só na passagem do ano, as mudanças, sejam quais forem, ocorrem efetivamente, ou deveriam ocorrer, dentro de cada um de nós, que é onde reside todo potencial transformador que tanto buscamos fora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário