domingo

Blogs chegam a maioridade e influenciam eleições na França

Um “post’ de 29/11/07, do Le Monde Du Blog, traz um texto com um aviso e uma advertência para os blogueiros candidatos às próximas Eleições Municipais, que seguindo recomendação da Comissão Nacional de Contas de Campanha – da França – suspendam as atividades de seus blogs, a partir de 1º de dezembro, e só retornando após o termino da Campanha Eleitoral.

É uma lei muito interessante. Já que os gastos com as campanhas políticas são controladas por lei, em qualquer país, a continuação do uso dos Blogs, caracterizaria uma violação, pois o candidato teria um adicional em auto-promoção e propaganda eleitoral, também “contabilizável”, o que deixaria em desvantagem aqueles que não possuem o recurso, no caso o Blog.

E pensar que por aqui a luta ainda é para se fazer uma Reforma Eleitoral – pelos próprios parlamentares, o que parece surreal – para criar mecanismos para moralizar as campanhas eleitorais e impedir que eles próprios continuem a utilizar, entre outras irregularidades, o famigerado ”Caixa 2.

Esta Lei Eleitoral francesa parece um exercício de Ficção Política, mas é um bom exemplo da França que, historicamente, pode ser nossa avó.

O importante é ter muita informação e cuidado, muito cuidado, com o voto.


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: