domingo

Por que é muito importante brincar com o seu filho

Ultimamente as crianças são inseridas tão precocemente no universo adulto que uma atividade que vai muito além do aspecto lúdico – a brincadeira – com sua importância fundamental na formação das crianças, vem, praticamente, sendo deixada de lado pelos pais, em uma visão equivocada do que seria “moderno” e do que é, efetivamente, bom e saudável para os seus filhos.
Jogar bola, brincar de dominó, ensinar a andar de bicicleta, empinar pipa, levar no parquinho... não tem nada mais prazeroso do que brincar! E não só pelo prazer, mas também pelo importante papel que a brincadeira tem na formação da criança. "Brincar é fundamental na infância por ser uma das linguagens expressivas do ser humano. Proporciona a comunicação, a descoberta do mundo, a socialização e o desenvolvimento integral", afirma a educadora Adriana Friedmann, autora dos livros A Arte de Brincar e Desenvolvimento da Criança Através do Brincar.

Hoje em dia, porém, o brincar tem perdido espaço e tempo na rotina da criança. Por isso, é cada vez mais necessário que os pais acompanhem as atividades e a incentivem a brincar de forma saudável.

Confira algumas dicas de atividades mais indicadas para cada idade:
- De 0 e 3 anos: a criança pode brincar ao ar livre para descobrir a natureza.
- A partir dos 3 anos, a criança já tem capacidade para participar da escolha dos programas. Converse com o seu filho para saber se ele gostou da atividade.
- De 7 a 10 anos: esportes, passeios e jogos de tabuleiros.
- De 10 e 12 anos, jogos, esportes, brincadeiras, mais independentes. (Discoverykids)
Pense nisso, você que, com certeza, quer o melhor para os seus filhos. Logo, vai depender de você a valorização, por eles, pelos brinquedos e brincadeiras tão saudáveis, lúdicas e educativas, pois, toda a parafernália eletrônica vai ter sua hora e vez.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações
 
 

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: