segunda-feira

Sem estresse, ansiedade e até depressão... com a Yoga



A yoga, cuja origem remonta há mais de 4 mil anos, na Índia, deixou de ser uma prática ou atividade de gurus e iniciados. Hoje, frequenta as academias de ginástica convencionais e é praticada por celebridades, como Sting e Madonna, que ajudaram a aumentar a sua divulgação e prática.

Com a vinda para o Ocidente, a Hatha Yoga que seria a parte mais física da Yoga, sofreu influências da “educação física” ou ginástica convencional e gerou novas modalidades mais ao gosto do ritmo mais agitado e frenético ocidentais. Hoje, praticamente, 2/3 das academias de ginástica oferece a modalidade. Tem para todo gosto e preparo físico, embora prometam benefícios idênticos no médio e longo prazo.

Nomes como: Astanga (fisicamente mais exigente); Swásthya (mais exigente e com maior nível de dificuldade na execução); Iyengar (para quem não tem muito preparo físico); Power Yoga (mistura de Astanga e Iyengar); Yoga Trance Dance ( variação com musica), além da Yoga Tradicional e/ou Hatha Yoga (posturas, respiração e meditação).

Modismos à parte, os seus efeitos na saúde física e mental são incontestáveis. Ansiedade, estresse, depressão, além de promover a força, flexibilidade e beleza (equilíbrio e harmonia), além dos benefícios comuns para quem faz atividades físicas convencionais e regulares.

Vale à pena conferir. Procure se informar sobre as várias modalidade e faça uma que melhor se adeque a sua natureza, expectativas e condições físicas. Tudo indica que, sejam quais forem os seus benefícios, eles são muito superiores às modalidades convencionais de atividade física das academias.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter para acompanhar as nossas atualizações.

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: