quinta-feira

O mito da aptidão especial das crianças e adolescentes para as novas tecnologias

Criou-se um mito segundo o qual as novas gerações seriam naturalmente mais afeitas as novas tecnologias como, por exemplo, a facilidade no uso do computador ou do vídeo-game.

O diferencial mais importante é o tempo em que se dedicam aos “games” e aliado ao tempo na frente do computador, têm o “impulso” pela experimentação no uso e manuseio, que esta mais para uma “certa irresponsabilidade”, já que não pagou por ele e não tem qualquer noção de risco ou do custo do equipamento.

O adulto, pelo contrário, tem essa relação de custo muito clara e, sobre as conseqüências de uma aventura, de um eventual erro e quebra ou mesmo perda do equipamento.

É normal ocorrer. Os pais que o digam quantas vezes os filhos dão um “pau” no computador e, freqüentemente, com perda total.

Com os games, o fator determinante é o tempo de uso, que adulto algum toparia se submeter.

Qualquer adulto que se disponha a “arriscar” - e o arriscar não é uma característica ou atributo inerente ou natural da criança/adolescente, mas, a ausência da noção de risco - conseguiria resultados idênticos ou superiores, já que tem atributos intelectuais e ou mentais que eles, ainda, não têm.

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: